sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Festival continua na comunidade de Peixinhos, em Olinda

Balé Afro Raízes
Nesta sexta-feira (30), a comunidade de Peixinhos, em Olinda, poderá conferir a apresentação de dois homenageados deste ano. O primeiro a se apresentar é o espetáculo Lua Cambará, da Ária Espaço de Dança, sob direção de Cecília Brennand. Já o grupo Majê Molê encerra a noite do 11º Festival Pernambuco em Dança. O evento, que é gratuito, tem a coordenação geral de Fred Salim e segue até o dia 2 de outubro, sempre às 19h, no Teatro do Nascedouro de Peixinhos.

Lua Cambará conta a história preservada na tradição oral nordestina. O espetáculo se transformou em um grande musical e viajou pelo Sudeste do Brasil no mês de julho deste ano. A montagem, com 45 bailarinos, é baseada no texto de Ronaldo Correia de Brito, que transformou em conto a lenda do sertão cearense. O conto mostra o trajeto da filha mestiça de um coronel branco com uma escrava, ela nega seu lado negro, perseguindo e maltratando sua gente e semeando ódio e destruição. Lua Cambará nunca conheceu o amor, embora ardesse por um homem e fosse desejada por muitos. Morre em meio à dor e ao desespero. Depois de morta, vaga pelo mundo na companhia de um cortejo de almas penadas como ela, sem merecer um repouso, encantando e assombrando as noites sertanejas.

Lua Cambará
Majê Molê


Já o balé Majê Malê, formado apenas por meninas, surgiu por causa de uma festa no bairro de Peixinhos, que é organizada, desde 1995, por Glória Maria Gomes e Gilson Gomes, para comemorar o Dia das Crianças. Em 1997, a festa foi realizada em Águas Compridas e inserida a dança. O nome afro significa ‘crianças que brilham’. Com um figurino simples, composto por roupas feitas de quenga de coco e saias de palhas de coco e tecido, o balé encanta a todos. No cabelo, elas usam ‘pitós’ com enfeites coloridos. Toda quarta-feira, o grupo se desloca de Peixinhos até uma das praias de Olinda para se exercitar.  O balé Majê Molê exige que todas as meninas estudem para poderem participar. Para não deixar os meninos da comunidade de Peixinhos de fora, foi criado o Balé Afro Raízes.


Balé Afro Raízes


Por Gianfrancesco Mello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário